Como desenvolver consciência sustentável na sociedade de consumo do século XXI?

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Como desenvolver consciência sustentável na sociedade de consumo do século XXI?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

Encontra-se a definição de sustentabilidade como sendo a habilidade de suportar condições de um processo ou sistema que permite a sua permanência por um determinado prazo.

Dessa forma, entende-se por sustentável a possibilidade de condicionar a permanência de um sistema durante um período relativamente longo, a fim de que seja possível a vivência, do mesmo, no futuro, ou seja, capacitar a garantia de tal, satisfazendo as necessidades presentes nas próximas gerações.

Portanto, não há delimitação física para o conceito de sustentabilidade, uma vez que a mesma é cíclica, já que servirá como garantia das gerações seguintes, que por sua vez deverão se preocupar com as novas gerações, e assim, por conseguinte.

Por isso, tratamos como sendo cíclico o conceito de sustentabilidade, uma vez que sempre retoma do princípio, com a finalidade de buscar a satisfação de todas as gerações.

http://www.univem.edu.br/jornal/materia.php?id=340

Texto 2

https://direitodeconsumir.files.wordpress.com/2012/10/consumo_sustentavel.jpg

Texto 3

O desafio de equilibrar consumo e sustentabilidade. Esse foi o tema da conversa entre Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace Internacional, e Marcelo Sodré, membro do Conselho do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana. Com a sala lotada, Kumi explicou a importância de se discutir as questões ambientais e a relação destas com os atuais padrões de consumo.

Hoje, consume-se 1,5 vezes o que o planeta tem para oferecer. E se o atual modelo de consumo não for repensado, a expectativa é de que até 2030 estejamos consumindo dois planetas Terra. Para agravar, a distribuição dos recursos acontece de maneira desigual fazendo com que mesmo com todo o  hiperconsumo ainda exista uma elevada porcentagem da população sem acesso à recursos básicos.

“Não podemos lidar com nossos problemas ambientais se não considerarmos consumo e crescimento populacional. São duas faces de uma mesma moeda”, disse Naidoo. O diretor-executivo do Greenpeace Internacional continuou afirmando que “precisamos equilibrar produção e consumo e isso é uma tarefa difícil porque exige mudança de comportamento. Claro que a tecnologia oferece algumas maneiras de eficientizar o consumo, mas ela também tem custos e não é uma solução por si só.”

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/entre-consumo-e-sustentabilidade/blog/48693/

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp