Ações para combater os desafios da segurança pública no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: Ações para combater os desafios da segurança pública no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

Capítulo III
Da Segurança Pública

 Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I –  polícia federal;

II –  polícia rodoviária federal;

III –  polícia ferroviária federal;

IV –  polícias civis;

V –  polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Senado

 

Texto 2

Segurança pública, um desafio do tamanho do Brasil

Reação nacional à criminalidade passa por vontade política

            Este início de ano foi marcado por 130 homicídios em chacinas de presídios brasileiros e por mais 165 assassinatos durante a greve da PM no Espírito Santo. Isso escancarou os graves problemas da segurança pública a serem enfrentados em todo o país. Violência urbana, facções criminosas dominando presídios, superlotação de cadeias e baixa remuneração de policiais são questões não resolvidas por vários governos e partidos que chegaram ao poder.

Só que a fatura chegou cara para governantes e governados, e hoje obriga Executivo federal, governadores, Judiciário e Legislativo a se mobilizarem em busca de soluções federativas, de modo a restaurar o mínimo de ordem em uma sociedade à beira da convulsão.

Diante da falta de dinheiro num cenário de crise econômica e forte arrocho fiscal, é necessária vontade política para organizar uma reação nacional à criminalidade crescente. Uma das principais críticas de especialistas ouvidos pela reportagem é a concentração do esforço apenas na repressão – e não em investimentos sociais preventivos e em equipamentos de inteligência para uso das autoridades policiais.

Gazeta Online

Texto 3

 

Saber em debate

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp