A questão da alimentação irregular na sociedade brasileira

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A questão da alimentação irregular na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I


Pesquisas recentes apontam que o Brasil, e muitos outros países da América Latina e do mundo, vivem hoje um período de transição nutricional, ou seja, problemas relacionados à nutrição estão mudando de esfera. A desnutrição, por exemplo, está em tendente queda, enquanto que a obesidade vem crescendo continuamente. Tudo isso é fruto de um conjunto de fatores que influenciam no modo como as pessoas se alimentam. O modo como vivem, onde vivem, a cultura, as redes sociais, o poder aquisitivo que elas têm, são alguns desses fatores.

Alimentar-se bem vai além de apenas saciar a fome. Alimentação saudável é saber, não somente escolher alimentos que possuem nutrientes necessários e importantes. Além disso, deve-se dar mais valor aos alimentos encontrados “in natura”, ou seja, deve-se habituar a dieta à realidade que se vive, incluindo, por exemplo, frutas típicas da sua região. Dando assim, preferência aos alimentos naturais, e diminuindo a ingestão de alimentos processados. 

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/mudancas-no-habito-alimentar/14786

TEXTO II


O IBGE classifica o problema da fome em três níveis nomeados de “níveis de insegurança alimentar”: Leve – existe a reocupação com a quantidade, bem como com a qualidade, dos alimentos; Moderada – existe limitação na quantidade de alimentos; Grave – existe a fome decorrente da real falta de alimentos.

Embora esteja mais radicado em determinadas regiões, o problema existe em todo o país. O Nordeste é a região do Brasil onde esse problema é mais grave, seguindo-se a região Norte. No Maranhão, mais de 60% da população passa por dificuldades para de alimentar em condições. No que respeita às zonas, o problema da fome incide em 6,3% na zona rural contra 3,1% detectado na zona urbana.

Num país cuja agricultura é bastante desenvolvida, é constrangedor conhecer esses números, o que se explica pelo fato de a maior parte dos produtos agrícolas brasileiros serem objeto de exportação, bem como pelo resultado da desigualdade social oriunda da má distribuição de renda da sociedade brasileira somado, ainda, a outros agravantes tais como a seca, as inundações, a destruição de lavouras provocadas por pragas ou desastres naturais.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/fome-no-brasil/

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp