A necessidade de implementação de condutas médicas humanizadas no exercício diário da profissão

Textos Motivadores


I.


“A compaixão tem algo de singular: ela não exige nenhuma reflexão   prévia, nem argumento que a fundamente. Ela simplesmente se nos impõe porque somos essencialmente seres com-passivos. A compaixão refuta por si mesma noção do biólogo Richard Dawkins do “gene egoísta”. Ou o pressuposto de Charles Darwin de que a competição e o triunfo do mais forte regeriam a   dinâmica da evolução. Ao contrário, não existem genes solitários, mas todos   são inter-retro-conectados e nós humanos somos enredados em teias incontáveis de relações que nos fazem seres de cooperação e de solidariedade.
A segunda atitude, afim à compaixão, é a solidariedade. Ela obedece à mesma lógica da compaixão. Vamos ao encontro do outro para salvar-lhe a vida,...”
Disponível em: BOFF, Leonardo. O princípio compaixão e cuidadoVozes, 2009



II.
Quando um paciente atravessa a porta   da clínica, isso significa que ele está com algum problema de saúde ou que, ao menos, suspeita estar. Essa situação já afirma o seguinte: essa pessoa se   encontra em um momento de fragilidade e insegurança, portanto, precisa de   amparo.
Além disso, devido a influência da internet e de outros indivíduos, seus pensamentos sempre evidenciam o pior diagnóstico, trazendo consigo sentimentos de ansiedade, angústia e   preocupação.
Por causa disso, a maneira como ele é recepcionado pelos funcionários faz toda a diferença. Só o fato de ter a certeza de que ali existem pessoas que podem ajudá-lo nesse momento é de fundamental importância, pois confere uma   sensação de maior tranquilidade.
Disponível em: https://medilab.net.br/2020/11/24/medicina-humanizada-o-que-e-e-como-aplica-la-no-dia-dia/.


III.
CURAR ALGUMAS VEZES, ALIVIAR QUASE SEMPRE, CONSOLAR SEMPRE
Este aforismo define o compromisso do médico para com os doentes   e foi consagrado como divisa da própria medicina. É freqüentemente atribuído   a Hipócrates. Poderia talvez ter sido inspirado na medicina hipocrática, mas não é encontrado nos livros que integram o Corpus hippocraticum. No livro Peri Tékhne (Da Arte), Hipócrates define a medicina e seu principal objetivo da seguinte maneira:

"Quanto à medicina,   tal como eu a concebo, penso que o seu objetivo, em termos gerais, é o de   afastar os sofrimentos do doente e diminuir a violência das suas doenças, abstendo-se de tratar os doentes graves para os quais a medicina não dispõe   de recursos."

Vemos que a preocupação do autor se concentra em aliviar os sofrimentos do   paciente e diminuir a gravidade das doenças. Não foi dada ênfase à cura, que, na época de Hipócrates, como ele mesmo ensinava, dependia primordialmente das forças da natureza (Physis). As doenças seguiam o seu curso natural, tinham seus dias críticos e o papel do médico era "auxiliar a   natureza" para obter a cura. Também não há menção a "consolar"; ao contrário, o médico deveria abster-se de  tratar os doentes graves, para os quais a medicina não dispõe de recursos. No   comentário sobre o livro "Da Arte", Littré refere-se ao caráter desumano dessa prática. O apelo ao sentimento piedoso de solidariedade humana como missão adicional do médico nos faz crer na influência do cristianismo. Do mesmo modo que os deuses da mitologia grega foram substituídos por Cristo no juramento de Hipócrates, assim também o médico deveria cuidar dos doentes sem possibilidade de cura (consolar sempre).



Disponível em: < http://books.scielo.org/id/8kf92/pdf/rezende-9788561673635-06.pdf>.


Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base na reflexão que propiciam a respeito dosposicionamentos apresentados, produza, na norma-padrão da língua portuguesa, uma dissertação argumentativa sobre o tema A necessidade de implementação de condutas médicas humanizadas no exercício diário da profissão, considerando que o estabelecimento de um vínculo de confiança e acolhimento no atendimento repercute em melhores resultados na adesão ao tratamento medicamentoso e, sobretudo, não medicamentoso.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contexto.online1000@gmail.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

Explore

Blog 1

Blog 2

Redes Sociais

Transparência

Termos de Uso

Politíca de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Onlinte

Jequié-BA

Copyright © 2021 Contexto Online