A importância do aumento da bancarização entre os brasileiros para a economia nacional

A motivação profissional e a valorização do capital humano é medida que se impõe no mercado moderno. Nesse contexto, as empresas precisam ter uma relação muito próxima com os seus funcionários, oferecerem um bom programa de benefícios, de desenvolvimento pessoal, além de um ambiente de trabalho agradável. Não os copie.


TEXTO I


De acordo com o  relatório do II Fórum Nacional Banco Central sobre Inclusão Financeira , publicado em 2010, o significado de ser bancarizado é “ter uma conta de aplicação (conta poupança), ter uma conta orrente de qualquer modalidade e algum tipo de empréstimo”. Em resumo, a bancarização é definida pela posse de uma conta corrente e ao nível de acesso a diversos serviços financeiros como pagamentos, poupança, investimento e outros disponíveis pela instituição. Caso tenha alguma conta bancária, seja ela digital ou tradicional e movimentou nos últimos 6 meses, automaticamente você já está fazendo parte do grupo de bancarização.


(https://www.banco24horas.com.br/blog/bancarizacao)


TEXTO II


A superintendência do Banco do Brasil no Amazonas doou kit's das unidades familiares de produção agroecológica para a 12ª Região Militar do Exército Brasileiro. O material será implantado nos 10 Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) do Estado. As unidades familiares fazem parte do acordo firmado em setembro de 2009, chamado Projeto Fronteira Integrada, que visa a disseminação, a implementação e a gestão de ações de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) nas comunidades da faixa de fronteira do Amazonas, assim como o fornecimento de estrutura de atendimento bancário automatizado nos pelotões, para atender a comunidade e os militares. Dessa maneira, essas comunidades poderão sair do isolamento e abandonar a prática do escambo, por meio da estruturação de suas atividades econômicas, da circulação de moeda e da estrutura de atendimento bancário automatizado para a comunidade e para os militares.


( https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/imprensa/n/25725/BB%20amplia%20projeto%20de%20bancariza%C3%A7%C3%A3o%20da%20fronteira%20amaz%C3%B4nica#/ )


TEXTO III


O distanciamento social e o pagamento do auxílio emergencial por contas digitais aceleraram o processo de bancarização no Brasil. De acordo com dados do BC (Banco Central), 9,8 milhões de pessoas iniciaram relacionamento com instituição financeira de março para cá.

A inclusão financeira, no entanto, ainda é um desafio para a autoridade monetária, especialmente às vésperas do lançamento do sistema de pagamentos instantâneo, o Pix, que começará a funcionar em 16 de novembro. Atualmente,175,4 milhões de pessoas têm relacionamento bancário. No fim de fevereiro, último mês cheio antes da chegada do coronavírus ao país, eram 165,6 milhões de brasileiros com conta em instituição financeira ou que consumiam algum produto financeiro (investimentos, por exemplo).


(https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/10/pandemia-leva-a-bancarizacao-de-quase-10-milhoes-de-pessoas.shtml)


Tomando como ponto de partida essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo, defendendo e justificando sua posição a respeito da seguinte questão:


"A importância do aumento da bancarização entre os brasileiros para a economia nacional"


No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:

a) demonstrar domínio da escrita padrão;

b) manter a abordagem nos limites da proposta, sendo apenado caso copie ou parafraseie texto alheio;

c) redigir o texto no tipo dissertativo-argumentativo, não sendo aceitos textos narrativos nem poemas;

d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.


Apresentação da redação

a) O texto deverá ter entre 25 e 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação;

b) O texto definitivo deverá ser passado para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), com caneta esferográfica transparente de

tinta na cor preta e em letra legível;

c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou qualquer outro sinal.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp