A FALHA DO ESTADO FRENTE AO ALICIAMENTO DE MENORES PELO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL

PROVA DISCURSIVA

01 (redação)

 

O crime organizado é algo que assola toda a sociedade, surgiu há muitos anos e de lá para cá sofreu mutações, mudou sua forma de agir, sua forma de aliciar novos membros. As facções criminosas sempre buscam alternativas para se esvair das normas coibitivas de tais atos criminosos. Dentre estas alternativas, o crime organizado passou a utilizar de menores, aproveitando-se de sua condição de inimputabilidade perante o legislador. 

Os órgãos responsáveis pelo combate ao crime organizado conjuntamente com o judiciário, devem buscar meios de fazer valer o que está positivado no ordenamento jurídico brasileiro. Falta para o poder público medidas eficazes de combate a esse aliciamento. 

No Brasil, os organismos criminosos utilizam-se de menores para determinadas práticas delitivas como: tráfico de drogas, assaltos, entre outros. Tal interesse nos menores justifica-se devido o menor ser tratado com menos rigor, ficando sujeito somente a uma internação socioeducativa e que muitas das vezes esta não possui nenhum tipo de eficácia, justamente pela falta de políticas públicas. Percebe-se que cada vez mais jovens aderem ao crime organizado, buscando ganhos fáceis e status dentro da rede criminosa. 

A rede criminosa no Brasil geralmente instala-se, em lugares onde o acesso é difícil e complicado, em favelas e periferias. Tais organismos criminosos aproveitam-se da condição social das famílias, induzem o menor a ingressar no mundo do crime, prometendo-lhes dinheiro fácil e uma vida melhor para os seus familiares.

https://www.boletimjuridico.com.br/artigos/direito-penal/4438/aliciamento-menores-ao-crime-organizado-brasil

 

Com base no trecho acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, faça uma redação como, no mínimo, 20(vinte) linhas e, no máximo, 30(trinta) linhas, com o TEMA:

 

A FALHA DO ESTADO FRENTE AO ALICIAMENTO DE MENORES PELO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL 



Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp