A expansão da Educação a Distância (EAD) no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:A expansão da Educação a Distância (EAD) no Brasil.”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 


TEXTO I


No Brasil, o início da educação a distância aconteceu através do rádio e do papel impresso, no começo do século XX, já nos anos 90 a educação a distância ganha mais destaque com Projetos Pedagógicos Nacionais e em 1996 a EaD é inserida na legislação nacional (Lei nº 9.394, de 20/12/1996), desse modo, obtendo o reconhecimento de uma nova modalidade de educação. Após isso, a EaD alcançou uma forte expansão, pois houve aumento no acesso às universidades através da nova modalidade. Uma das causas desse crescimento também se deve à criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2005. A UAB foi estabelecida com intuito de expandir a educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/viewFile/1983-4535.2018v11n1p208/35442


TEXTO II 


A expansão do ensino a distância no Brasil, que vem ocorrendo desde 2004, acentuou-se em 2018, segundo dados do Censo do Ensino Superior. Pela primeira vez no país, de acordo com o levantamento divulgado em setembro de 2019 pelo Ministério da Educação, foram oferecidas aos estudantes naquele ano mais vagas em cursos de graduação na modalidade a distância do que na presencial. O efeito se deve a um decreto assinado em 2017 pelo então presidente Michel Temer (MDB), que afrouxou os critérios para abertura de novos cursos. O avanço do ensino a distância preocupa pesquisadores da educação devido ao baixo desempenho dos cursos dessa modalidade.

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/10/15/A-expans%C3%A3o-do-ensino-a-dist%C3%A2ncia.-E-seu-impacto-na-educa%C3%A7%C3%A3o


TEXTO III 

https://www.moodlelivre.com.br/portal/potal/noticias-ead/na-rede-privada-metade-dos-cursos-com-opcao-ead-ja-tem-mais-alunos-a-distancia-do-que-no-presencial

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp