A desvalorização da ciência no Brasil contemporâneo

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:A desvalorização da ciência no Brasil contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

TEXTO I


Constituição Federal



“Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação.


§ 1º A pesquisa científica básica e tecnológica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso da ciência, tecnologia e inovação.


§ 2º A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.


§ 3º O Estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação, inclusive por meio do apoio às atividades de extensão tecnológica, e concederá aos que delas se ocupem meios e condições especiais de trabalho.

https://jus.com.br/artigos/55882/a-ciencia-tecnologia-e-inovacao-no-ordenamento-juridico-brasileiro

TEXTO II 


BRASILEIROS ENTRE OS CIENTISTAS MAIS INFLUENTES


A lista com os 6.216 cientistas mais influentes do mundo — a Highly Cited Researchers, da Clarivate Analytica, empresa de consultoria britânica que calcula quantas vezes o nome foi citado em artigos nos últimos dez anos — incluiu 15 brasileiros na edição 2019. Os nomes, que se caracterizam como os 1% de cientistas e cientistas sociais que têm “desempenho excepcional” em um ou vários dos 21 campos de atuação especificados no banco de dados do Essential Science Indicators (ESI), foram divulgados em 19 de novembro. Entre eles, está Cesar Victora, professor emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas. Outro nome do Brasil é Carlos Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), referência internacional na discussão que relaciona a obesidade ao consumo de alimentos ultraprocessados. Também aparece Renata Levy, pesquisadora científica no Departamento de Medicina Preventiva da USP, com estudos sobre consumo de alimentos, hábitos alimentares, alimentação escolar e complementar.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp