A crise no sistema prisional brasileiro

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:A crise no sistema prisional brasileiro”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

TEXTO I


O sistema prisional como conhecemos hoje foi exposto no Código Penal Francês de 1791. A ideia dessa prisão, segundo filósofo francês Michel Foucault, é privar o transgressor de algo que todo mundo tenha: a liberdade. O isolamento da sociedade deveria servir como forma de o condenado ser castigado e vigiado e, então mudar seus comportamentos. O sistema prisional brasileiro é progressivo, ou seja, o acusado pode ser condenado ao regime fechado, semiaberto e aberto e diminuir sua pena ou alterar o regime, de acordo com seu comportamento.


https://querobolsa.com.br/revista/atualidades-enem-crise-do-sistema-penitenciario-brasileiro

TEXTO II 


Dados do Infopen e de diferentes pesquisas produzidas ao longo dos anos, como os relatórios do ITTC, reforçam o perfil comum da população carcerária: a maioria das pessoas presas são jovens, negras, possuem baixa escolaridade formal e ocupam profissões informais ou autônomas e de baixa renda. No caso das mulheres, a maioria são mães e as principais ou únicas responsáveis pelo núcleo financeiro e afetivo de suas famílias. Essas pessoas são impactadas pelas desigualdades sociais e étnico-raciais constituídas na história sociopolítica do Brasil e, ao adentrarem no cárcere, tais vulnerabilidades são aprofundadas por outras violações de direitos.

http://ittc.org.br/o-sistema-prisional-e-o-coronavirus-segundo-dados-do-depen/


Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp