A atuação médica no desenvolvimento de ações sociais em prol da conscientização da população quanto à doação de sangue

Textos Motivadores


I.
O ser humano é essencialmente social, vivendo em comunidade, desempenhando papéis, dividindo tarefas, compartilhando espaços físicos, partilhando sentimentos, relacionando-se com os outros de forma harmoniosa ou mesmo conflituosa (lembrando que o conflito faz parte do nosso cotidiano e certamente tem sua importância no processo de viver humano). Este ser sofre influências da cultura do meio onde vive e com o qual mantém contato, experimentando uma diversidade de fatores que atuam em seu comportamento. Portanto, o ser humano se faz na sociedade e é feito por ela, o que torna   fundamental compreendermos os contextos nos quais nos inserimos.
A contemporaneidade reflete diversos movimentos, como a   globalização e o culto à velocidade. O impacto da globalização "está se fazendo sentir de forma cada vez mais forte e difusa". Este movimento gerou entusiasmo, inicialmente. Com o passar do tempo, entretanto, foi dando   espaço ao temor e ao desencanto. Mesmo com as facilidades que proporcionou,   problemas foram surgindo e sendo potencializados, como o aumento do   desemprego, a exclusão social, as crises financeiras, o individualismo e   outros.
Vive-se em uma sociedade capitalista, competitiva, em uma época de fúria, quando não há tempo para nada a não ser dar conta do que a   sociedade impõe: trabalhar e trabalhar para produzir e consumir cada vez mais e, para isso, torna-se necessária a busca desenfreada pela capacitação e   qualificação do ser humano. Dessa forma, valores como família, amigos e   atitudes tal qual a doação de sangue como um ato de solidariedade ficam em segundo plano.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/4ZVBbjGTpGczVVq5JVGkzCR/?lang=pt


II.


A preocupação central da teoria de Èmile Durkheim está em compreender   como os homens vivem em sociedade, ou seja, como se dá a coesão social. Esta, segundo ele, é dada pela conformidade das consciências particulares à consciência coletiva. A consciência particular é aquela que contém os estados que são pessoais a cada um de nós e que nos caracterizam enquanto indivíduos (personalidade individual), ao passo que a consciência coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns aos membros de uma sociedade, sendo um sistema determinado que tem a sua vida própria, ou   seja, independe dos indivíduos para existir. É toda a consciência social. As duas formas de consciências são solidárias e, mesmo que distintas, são   ligadas uma à outra, possibilitando a ligação do indivíduo à sociedade.


Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/as-formas-solidariedade-consciencia-direito-durkheim.htm>. Adaptado.


III.


O Ministério da Saúde (MS) lança a campanha “Meu Sangue Brasileiro” para incentivar a doação voluntária e regular de sangue. O dia D, dia 23 de março, tem como objetivo garantir a   manutenção dos estoques dos hemocentros em todo país.
O MS acompanha diariamente o quantitativo de bolsas de sangue em estoque nos maiores hemocentros estaduais, e ativou, no início da pandemia, o Plano Nacional de Contingência.   A estratégia permite uma possível antecipação na tomada de decisão para minimizar o impacto de eventuais desabastecimentos, como a realocação de bolsas entre estados que possam estar com estoques mais baixos.
O foco da campanha é atentar para que a população continue doando sangue de forma contínua, uma vez que seu consumo é diário por conta de demandas como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.


Disponível em: < https://aps.saude.gov.br/noticia/11656>.


Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base na reflexão que propiciam a respeito dosposicionamentos apresentados, produza, na norma-padrão da língua portuguesa, uma dissertação argumentativa sobre o tema A atuação médica no desenvolvimento de ações sociais em prol da conscientização da população quanto à doação de sangue.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contexto.online1000@gmail.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

Explore

Blog 1

Blog 2

Redes Sociais

Transparência

Termos de Uso

Politíca de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Onlinte

Jequié-BA

Copyright © 2021 Contexto Online