A atuação do Banco do Brasil em relação ao capital humano dos seus funcionários

A motivação profissional e a valorização do capital humano é medida que se impõe no mercado moderno. Nesse contexto, as empresas precisam ter uma relação muito próxima com os seus funcionários, oferecerem um bom programa de benefícios, de desenvolvimento pessoal, além de um ambiente de trabalho agradável. Não os copie.


TEXTO I


“Capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho de modo a produzir valor econômico”.


(Theodore W. Schultz, 1950)


TEXTO II


A valorização do capital humano tem sido a tônica de muitas empresas entre elas o Banco do Brasil. O Banco possui inclusive, entre os seus objetivos estratégicos, a satisfação de seus funcionários. Em 2013 o BB foi listado no Guia VOCÊ S/A entre “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, no segmento instituições públicas. Na Pesquisa de Satisfação no Trabalho, realizada no mesmo ano, o índice de satisfação dos funcionários cresceu 3,2 % em comparação a 2012. O BB conseguiu atingir 76% de favorabilidade, contra 72,8% do período anterior.

Em recente entrevista para o jornal Diário de Pernambuco, o diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Carlos Netto, afirmou que é fundamental para os funcionários ter noção do significado do valor social do trabalho e que isso faz toda a diferença. A matéria mostrava exemplos de empresas que oferecem bem-estar para reter talentos. A publicação abordava inclusive que empregados felizes se comprometem com o futuro dos negócios e reduzem as despesas com saúde.


( https://www2.anabb.org.br/Portal/Noticia/Visualizar/96933/Valorizacao-do-capital-humano-nas-empresas )


TEXTO III


Anualmente, revisamos o planejamento estratégico da área de gestão de pessoas considerando os direcionadores corporativos, as análises de satisfação dos funcionários e as tendências do mercado. Nesse contexto, nossas iniciativas contemplam o vínculo do funcionário com o Banco, a melhoria do clima organizacional, a construção do sentido do trabalho, a qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, a identificação e desenvolvimento de competências, a formação dos líderes, a oferta de soluções educacionais customizadas às áreas de atuação e a disseminação da cultura de produtividade e eficiência operacional.


(http://www45.bb.com.br/docs/ri/ra2016/pt/download/pdfs/capital-humano-e-capital-intelectual.pdf)


Tomando como ponto de partida essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo, defendendo e justificando sua posição a respeito da seguinte questão:


"A atuação do Banco do Brasil em relação ao capital humano dos seus funcionários"


No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:

a) demonstrar domínio da escrita padrão;

b) manter a abordagem nos limites da proposta, sendo apenado caso copie ou parafraseie texto alheio;

c) redigir o texto no tipo dissertativo-argumentativo, não sendo aceitos textos narrativos nem poemas;

d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.


Apresentação da redação

a) O texto deverá ter entre 25 e 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação;

b) O texto definitivo deverá ser passado para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), com caneta esferográfica transparente de

tinta na cor preta e em letra legível;

c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou qualquer outro sinal.

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp