A ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE ÀS DROGAS

• Nesta proposta, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROPOSTA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

• Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

• Na Folha de Texto Definitivo, a presença de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da sua prova discursiva.

• Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 13,00 pontos, dos quais até 0,60 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).


A Polícia Federal deflagrou em 23/06/2020 a Operação Estatueta que dá cumprimento a dez mandados de prisão temporária, onze mandados de busca e apreensão, apreende três veículos, bloqueia contas bancárias de nove pessoas físicas e jurídicas, sequestra seis imóveis (todos em Pernambuco) e afasta o sigilo fiscal de nove pessoas físicas e jurídicas. Todas as medidas cautelares foram expedidas pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.

Cerca de 60 policiais federais cumprem as ordens judiciais simultaneamente em Recife/PE, Rio Branco/AC, Fortaleza/CE e São Bernardo do Campo/SP. As investigações foram iniciadas em 2018, quando integrantes da referida organização criminosa se reuniram com o objetivo de planejar ações ilícitas. A ORCRIM promovia o tráfico de cocaína na fronteira Brasil/Bolívia, remetendo para a Europa, mais precisamente, para a Alemanha, escondendo a droga dentro de estatuetas, vindo daí o nome da operação. O grupo lavava o dinheiro do tráfico adquirindo imóveis na região metropolitana de Recife/PE. Um dos dez membros da ORCRIM se encontra recolhido no Presídio Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco/AC, em virtude de ter sido preso em flagrante delito com 11,6kg de cocaína, em 15/10/2018, quando transportava a droga em um ônibus de Rio Branco/AC para Porto Velho/RO. Os líderes da ORCRIM residem na Região Metropolitana do Recife, um deles, de nacionalidade alemã, reside com sua esposa brasileira, também membro da ORCRIM. Outro é ex-policial, que já foi preso anteriormente por tráfico de drogas.

http://www.pf.gov.br/imprensa/noticias/2020/06-noticias-de-junho-de-2020/policia-federal-deflagra-operacao-de-combate-ao-trafico-internacional-de-drogas

http://www.pf.gov.br/imprensa/noticias/2020/06-noticias-de-junho-de-2020/policia-federal-apreende-mais-de-duas-toneladas-de-cocaina-na-bahia/@@nitf_galleria

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo que aborde os pontos seguintes:


A ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE ÀS DROGAS


Em seu texto, apresente, de forma clara e fundamentada, as atribuições dos Órgãos de Segurança Pública para a execução da Política Nacional sobre Drogas [valor: 4,00 pontos] e explane:

1) quais os crimes que podem ser atribuídos aos integrantes desta ORCRIM; [valor: 2,80 pontos]

2) exemplos de ações conjuntas entre Polícia Federal e Receita Federal; [valor: 2,80 pontos]

3) o controle de substâncias precursoras pela PF. [valor: 2,80 pontos]

Acesso Rápido

Contexto Online

Fale com a gente

contato@contextoonline.com

Atendimento: 08:00h às 22:00h

WhatsApp: (73) 99199-8683

Explorar

Redes Sociais

InstagramWhatsapp

Transparência

Termos de Uso

Política de Privacidade

Assine nossa Newsletter

Contexto Online

Copyright © 2023 Contexto Online

Entre em contato pelo whatsapp